segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR (A) TÉCNICO EM FINANÇAS SOLIDÁRIA DE PROJETO


EDITAL DE SELEÇÃO
N ° 004/2011 ADESC-SENAES/MTE

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSOR (A) TÉCNICO EM FINANÇAS SOLIDÁRIA DE PROJETO

REFERÊNCIA: “Projeto Moinho Solidário – Economia Solidária na Prevenção a Violência e Criminalidade”.

A ADESC - Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia, Organização da Sociedade Civil de Interesse Públicos, sediada na Rua da Glória n° 26, Bairro Gleba “C”, Camaçari, BA, CEP: 42.803-010 em atendimento ao disposto no Termo de Parceria MTE /SENAES n° 723832/2009, constantes do Processo MTE n° 47975.001256/2009-27, cujo projeto intitulado “Projeto Moinho Solidário – Economia Solidária na Prevenção a Violência e Criminalidade” torna público a realização do processo seletivo para contratação de 02 (dois) profissionais (pessoa física) como: Finanças Solidária do Projeto Moinho Solidário, conforme termo de referência em anexo.

         Número de contratações: 02 (dois) profissionais
         Formação Mínima: Nível superior completo
         Vigência Contratual: 12(doze) meses
         Forma de contratação: Prestação de serviço “Por Produto”
         Perfil e funções: anexo no Termo de Referência

Observação:
As/os interessadas/os deverão remeter o currículo e carta de intenções por meio do endereço eletrônico selecao.moinho.solidario@gmail.com, indicando o numero do edital, impreterivelmente até as 13h00min do dia 10/07/11.

A documentação comprobatória deverá ser apresentada por ocasião da entrevista em local e data a ser informado por e-mail pela Comissão de Seleção.

Camaçari – BA, 04 de Julho de 2011.

Paulo Robson Bonfim
Presidente – ADESC/BA

ANEXO 01
TERMO DE REFERÊNCIA

1 - OBJETO

Contratação de 02 (dois) profissionais, pessoa física, para composição da equipe técnica do “Projeto Moinho Solidário – Economia Solidária na Prevenção a Violência e Criminalidade”, na função de Assessor (a) de Finanças Solidária.

2 - INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO

As inscrições serão através de envio de Currículo e documentações de acordo com o processo descrito abaixo.

Haverá duas etapas de seleção. A primeira refere-se à análise de documentações e motivações dos/as candidatos/as, que selecionará até 08 (oito) perfis, entre os melhores qualificados, no entendimento do Comitê Gestor do Projeto Moinho Solidário, os quais serão conduzidos à segunda etapa: Entrevista.

Após, serão selecionados os 02 (dois) perfis mais adequados, de acordo com as vagas oferecidas nas funções apontadas pelo presente Edital e Termo de Referência.

Na primeira etapa, referente à análise de documentações e motivações, as/os candidatas/os deverão remeter o seu Currículo pessoal e profissional, uma Carta de Intenções e Carta de Recomendações por meio do correio eletrônico selecao.moinho.solidario@gmail.com. Descrevendo no assunto do e-mail e também no seu conteúdo o cargo ao qual se candidata: “Seleção para Assessor(a) de Finanças Solidária do Território de Paz I – Salvador e Lauro de Freitas” ou “Seleção para Assessor(a) Finanças Solidária do Território de Paz II – Camaçari e Simões Filho”.

NÃO SERÁ PERMITADA A CANDIDATURA DE UMA MESMA PESSOA PARA OS DOIS CARGOS.

A Carta de Intenções servirá para que possamos conhecer a motivações dos/as candidatos/as, elementos mais subjetivos de seu perfil, além da avaliação de expressão escrita e capacidade de síntese.

Esta carta deverá ser apresentada no formato A4, no tamanho máximo de uma lauda, fonte 12 e deve orientar-se pelas seguintes questões:

  • Por que você acredita que o seu perfil é adequado para este trabalho?
  • Qual a sua visão crítica diante da situação de vulnerabilidade de setores da sociedade?
  • Quais são suas motivações para assumir esta função?
  • Quais as aspirações você tem na vida pessoal e profissional?


O envio de cartas de recomendação de Fórum Estadual, Territorial ou Regional de Economia Solidária ou entidade do campo dos movimentos sociais, apesar de não obrigatório, será considerado positivamente na avaliação.

Após a seleção na primeira etapa, ocorrerá a entrevista, que será realizada na sede da ADESC, situada à Rua da Glória nº 26 Gleba “C” Camaçari-Bahia, Tel.: (71) 3627-2903, com hora pré-agendada para cada candidato/a.

Os custos de deslocamento e hospedagem para entrevista correrão por conta dos/as candidatos/as pré-selecionados/as.

Os documentos só poderão ser enviados via correio eletrônico indicado anteriormente: selecao.moinho.solidario@gmail.com e será enviada uma mensagem de confirmação de recebimento ao/a inscrito/a.

Caso não chegue confirmação de recebimento do e-mail em até 24 horas, solicitamos o reenvio, e em caso de persistir a ausência de resposta por mais 24 horas, favor entrar em contato no (71) 3627-2903 para confirmar o recebimento.

A seleção de profissional, a partir dos Currículos, Carta de Intenção e Entrevista, terá o acompanhamento do Comitê Gestor do Projeto, constituída 01 (um) representante do Instituto Winrock + 01 (um) representante do Comitê PRONASCI + 01 (um) representante do MTE /SENAES – SRTE/BA + 01 (um) representante do Fórum Baiano de Economia Solidária + 01 (um) representante do Conselho Nacional de Economia Solidária + 01 (um) representante da ADESC + 01 (um) representante do Comitê Local das Comunidades de abrangência do Projeto.

Os resultados da pré-seleção e da seleção serão publicados no endereço eletrônico:http://projetomoinhosolidario.blogspot.com

3 - CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Segue abaixo, as datas do processo de seleção deste edital:

Procedimentos
Datas
Publicação do Edital Seleção Publica
04/06/2011
Período de envio dos CV, Cartas de Intenções e Cartas de Recomendações pelo correio eletrônico indicado
04/06/2011 a 10/07/2011
Entrevista
13/07/2011
Identificação das (os) Candidatas (os) Selecionadas (os)
13/07/2011
Homologação e publicação dos resultados
13/07/2011

4 - REQUISITOS

·                     Os/as profissionais a serem contratados/as deverão ter disponibilidade para trabalhar nos “Pontos de Articulação do Projeto Moinho Solidário”, situados no Território de Paz I: Salvador - Bairro: Beirú e Lauro de Freitas - Bairro: Itinga; e Território de Paz II: Camaçari - Bairro: Phoc e Simões Filho - Bairro: Ponto de Parada;
·                     Ser maior de 18 anos;
·                     Estar quites com suas obrigações eleitorais e militares, quando for o caso;
·                     Não ser servidor público de qualquer natureza;
·                     Ter disponibilidade para acompanhar o projeto nas cidades de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho;
·                     Ter disponibilidade para viagens locais, regionais e nacionais, conforme especificação de cada profissional e atividades a serem desenvolvidas;
·                     Ter experiência mínima comprovada de 02 (dois) anos em projetos de economia solidária ou enfrentamento a violência e a criminalidade;
·                     Ter experiência profissional em projetos de incubação de redes locais de economia solidária e apoio a Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs);
·                     Ter disponibilidade em participar das ações e atividades de Economia Solidária;
·                     Bons conhecimentos de informática (Excel, Word, Internet, Windows);
·                     Facilidade na elaboração de relatórios técnicos;
·                     Facilidade de comunicação oral e escrita;
·                     Ter disponibilidade de 20h semanais e de acordo com as necessidades do Projeto.
5 - ATRIBUIÇÕES

Produto 1: Apresentar plano de trabalho prevendo as atividades de Finanças Solidária nos Territórios de Paz I e II;
Produto 2: Capacitar os Agentes de Desenvolvimento do Projeto na temática Finanças Solidária e mapeamento do consumo e da produção;
Produto 3: Realizar mapeamento do consumo e da produção visando identificar as demandas para a implementação de bancos comunitários nas áreas de abrangência do projeto;
Produto 4: Organizar intercâmbios, seminários, cursos e oficinas sobre Finanças Solidária, especialmente, abordando a gestão dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento e Serviços de Correspondência Bancária, para os representantes comunitários/empreendimentos e ou organizações sociais das localidades de abrangência do Projeto;
Produto 5: Buscar parcerias visando identificar, nas áreas de abrangência do projeto, espaços para funcionamento dos Bancos Solidários;
Produto 6: Elaborar fluxograma para implantação dos Bancos Comunitários nas áreas de abrangência do projeto;
Produto 7: Criação de instrumentos de avaliação, monitoramento e gerencial de controle financeiro das operações do banco comunitário (utilização de planilhas de fluxo financeiro para registro, controle e avaliação das operações e atividades do banco em geral);
Produto 8: Promover, em conjunto com a equipe do projeto e as representações comunitárias, a concepção e produção de material formativo sobre finanças solidárias e gestão de Bancos Comunitários de Desenvolvimento;
Produto 9: Articular, mobilizar e elaborar projetos de captação de recurso para criação e manutenção do Fundo Solidário para os Bancos Comunitários de Desenvolvimento;
Produto 10: Estimular a criação da Rede local de produção e consumo articulando as entidades de apoio e referência na área de Finanças Solidárias na Bahia e no Brasil visando o fomento do CAC (Comitê de Avaliação de Crédito) enquanto instância decisória fundamental sobre a concessão do crédito na dinâmica de funcionamento do BCD;
Produto 11: Participar, permanentemente, dos encontros dos fóruns mais amplos de organização do movimento das finanças solidária e/ou economia solidária (Encontros da Rede brasileira e/ou redes locais de BCDs; reuniões dos Fóruns regionais de economia solidária, etc.) e de fóruns econômicos locais ou fóruns de desenvolvimento comunitário enquanto instâncias de mobilização comunitária e de diálogo e mediação social junto aos comerciantes e moradores em geral nas suas respectivas localidades;
Produto 12: Promover, permanentemente, a realização de atendimentos aos usuários (trabalho de mediação social envolvendo escuta, diálogo e registro das solicitações de crédito);

Os documentos deverão ser apresentados pelo (a) contratado (a) em 02 cópias impressas e encadernadas em espiral com capa plástica e mais uma cópia em CD. O texto produzido, exclusive com eventuais anexos, deverá ser apresentado no editor de texto Word, fonte “arial”, tamanho 12, linha dupla e todos os direitos dos documentos apresentados serão reservados à contratante. Seu uso será permitido desde que citado a fonte.

Ressaltamos que os produtos podem passar por readequação de acordo com as especificidades das Comunidades de abrangência do Projeto Moinho Solidário.

6 - PRAZOS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

A contratação será iniciada imediatamente após a assinatura do contrato e terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado, mediante interesse das partes se, igualmente, o termo de parceria de repasse que originou esta contratação de serviços firmados entre a M T E/SENAES e a ADESC for igual prorrogado. 

7 – DEDICAÇÃO PARA CADA ASSESSOR

Para todo o período da Assessoria esperase uma dedicação mínima de 60 horas mensais de trabalho de campo e mais 20 horas mensais para a elaboração dos textos a serem entregues.

8 - VALOR E FORMA DE PAGAMENTO DO SERVIÇO

O valor estabelecido para o serviço, de cada Assessor, será de R$ 18.105,12 (dezoito mil cento e cinco reais e doze centavos) repassados em 12(doze) parcelas iguais de R$ 1.508,76 (hum mil quinhentos e oito reais e setenta e seis centavos). Sendo deduzidos os encargos decorrentes de obrigação do/a contratado/a, cuja responsabilidade de recolhimento couber a contratante. A forma de pagamento será mensal, mediante a entrega e aprovação de cada um dos 12(doze) produtos.

9- CONTRATO

Um contrato será firmado entre as partes reafirmando o conteúdo deste edital mais outros aspectos legais e complementares.
Camaçari/BA, 04 de Junho de 2011.

Paulo Robson Bonfim
Presidente
Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia/ADESC.

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